Arquivado em:

Mensagem Eu sou um PROFESSOR


Eu sou um professor.
Eu nasci no primeiro momento que uma pergunta pulou da boca de uma criança.

Eu tenho sido muitas pessoas em muitos lugares.
Eu sou Sócrates que excita a juventude de Atenas para descobrir novas idéias com o uso das perguntas.
Eu sou Anne Sullivan que põe para fora os segredos do universo através do braço estendido de Helen Keller.
Eu sou Ésopo e Hans Christian Andersen revelando verdades em incontáveis estórias.
Eu sou Marva Collins e luto pelo direito de cada criança a uma instrução.
E eu sou Mary McCleod Bethune que constrói um grande colégio para meus povos, usando caixotes alaranjados como mesas.
Os nomes daqueles que praticaram minha profissão como um salão da fama para a humanidade... Booker T. Washington, Buddha, Confucius, Ralph Waldo Emerson, Leo Buscaglia, Moisés e Jesus.

Eu sou também aqueles cujos nomes e caras têm sido esquecidas por muito tempo mas cujas lições e caráter serão recordados sempre nas realizações de seus estudantes.
Eu choro de alegria nos casamentos de antigos alunos, rio com o júbilo no nascimento de suas crianças e estive com a cabeça curvada no pesar e na confusão das sepulturas escavadas para jovens corpos.

Durante todo o transcorrer de um dia eu fui convidado para ser um ator, amigo, enfermeira e médico, treinador, procurador de objetos perdidos, emprestador de dinheiro, motorista de táxi, psicólogo, pai substituto , vendedor, político e um religioso.

Apesar dos mapas, das cartas, das fórmulas, dos verbos, das histórias e dos livros, eu não tive realmente nada para ensinar, porque meus estudantes têm realmente somente eles mesmos para aprender.
Eu sou um paradoxo. Eu falo o mais ruidosamente quando eu escuto mais. Meu maior presente é ser digno de reconhecimento por meus alunos.

A riqueza material não é um de meus objetivos, mas estou o tempo toda a procura de um tesouro buscando novas oportunidades para que meus alunos usem seus talentos e em minha busca constante por aqueles talentos que se encontram às vezes enterrados na auto-derrota.
Eu sou o mais afortunado de todos que trabalham. É permitido a um médico conduzir a vida no mundo em um momento mágico. É me permitido ver que a vida renasce a cada dia com perguntas, idéias e novas amizades. Um arquiteto sabe que se construir com cuidado, sua estrutura pode durar séculos. Um professor sabe que se construir com amor e verdade, o que constrói durará para sempre.

Eu sou um guerreiro, diariamente batalhando contra a pressão da sociedade, a negatividade, o medo, o preconceito, a ignorância e a apatia. Mas eu tenho grandes aliados: Inteligência, curiosidade, sustentação familiar, individualidade, criatividade, fé e amor.

E a quem eu tenho que agradecer por esta vida maravilhosa que eu experimento, são vocês, pais. Vocês me deram a grande honra de me confiar sua mais preciosa contribuição para a eternidade, suas crianças.

E assim eu tenho um passado rico em lembranças. Eu tenho um presente desafiador, arriscado e divertido porque me é permitido gastar meus dias com o futuro.
Eu sou um professor... e eu agradeço à Deus por cada dia.


Tradução de SergioBarros do texto de John W. Schlatter 





0 comentários:

Postar um comentário