Arquivado em:

TEXTO Os cinco poderes do homem - Mensagem de Reflexão


Existem capacidades inerentes ao ser humano e que muitos usam (ou não) no seu dia a dia, sem sequer refletir sobre a influência que estas terão na sua vida presente ou futura.
1º Poder de CRER (em Si e em Deus)
Esta é uma das mais poderosas forças presentes no interior humano. A CRENÇA opera toda a diferença na vida de uma pessoa e, praticamente, todos os versículos do Novo Testamento apelam à capacidade de crer do ser humano, tanto em si mesmo como em Deus.
É a crença nestas duas vertentes que transforma a pessoa e atrai o milagre em qualquer área desejada. Ela não precisa ser muito grande, mas se for pura (sem dúvidas) é capaz de mover montanhas. Na verdade, a crença faz a diferença entre a vida e a morte, entre a perdição e a salvação.
Confira: “Quem crer e for batizado será salvo; mas quem não crer será condenado.”Marcos 16.16
2º Poder de PERDOAR (a Si e aos Outros)
A capacidade de PERDOAR é uma das forças mais libertadoras para o ser humano, como o seu oposto também pode se tornar uma das suas maiores desvantagens.
O perdão é um poder que nasce no nosso interior, mas que afeta, literalmente, o nosso exterior e tudo o que nos rodeia. Quando perdoamos a nós próprios e a quem nos fez mal, criamos uma onda de energia positiva que traz benefícios não só para a nossa própria vida, como para todos os que nos rodeiam.
Confira: “… perdoai, se tendes alguma coisa contra alguém, para que vosso Pai, que está nos Céus, vos perdoe as vossas ofensas.” Marcos 11.25
3º Poder de AMAR (a Si, aos Outros e a Deus)
O AMOR é uma das maiores forças terrenas e até mesmo sobrenaturais. Em nome do amor já se cometeram os atos mais nobres como os mais ignóbeis.
Por um suposto “amor” muitos matam, mas pelo amor verdadeiro muitos morrem, como fez Cristo, pelo AMOR mais sublime, o amor à Humanidade.
Quando a pessoa ama a Deus e ao próximo como a si mesmo, cumpre os dois mandamentos principais instituídos por Deus.
Confira: “Se alguém diz: Eu amo a Deus, e odeia a seu irmão, é mentiroso. Pois quem não ama a seu irmão, ao qual viu, como pode amar a Deus, a quem não viu?”1João 4.20
4º Poder de SACRIFICAR (Para Deus e para Si)
É um fato já impresso no subconsciente humano: para alguém conseguir o que deseja na vida terá de SACRIFICAR. Aliás, todos nós começamos por nascer do sacrifício da nossa mãe, mas, à medida em que crescemos, para atingirmos os patamares que desejamos são sacrifícios atrás de sacrifícios: nos estudos, no estágio, no primeiro emprego, no segundo, no terceiro, enfim, até que a realização pessoal seja atingida!
O sacrifício feito para Deus, todavia, é realizado pelos que escolhem ir além do que é óbvio e aparente, optando por utilizar a inteligência, pois os sacrifícios naturais podem (ou não) resultar, mas o feito para Deus é garantido, pois é a Sua palavra que está EMPENHADA!
Confira: "Tendo, pois, irmãos, ousadia para entrar no santuário, pelo sangue de Jesus, pelo novo e vivo caminho (“Aquele que quer ser meu discípulo, que tome a sua cruz e me siga”) que ele nos consagrou, pelo véu, isto é, pela sua carne, e tendo um grande sacerdote sobre a casa de Deus, cheguemo-nos com verdadeiro coração, em inteira certeza de fé, tendo os corações purificados da má consciência, e o corpo lavado com água limpa, retenhamos firmes a confissão da nossa esperança; porque fiel é o que prometeu." Hebreus 10.19-23
5° Poder de NEGLIGENCIAR os 4 primeiros
Em todos os 4 atos referenciados, a própria pessoa é a maior beneficiada. Os “outros” aparecem 2 vezes, “Deus” surge 3 vezes e o “indivíduo” aparece 4 vezes. Mas é quando aprendemos a usar os poderes acima para nós próprios que, consequentemente, adquirimos condições de fazer para os outros e para Deus. Senão, reflita e responda, para si mesmo, às seguintes questões de forma objetiva e sincera:
Por que quem não crê em si conseguirá crer em Deus?
Quem não consegue perdoar a si mesmo conseguirá perdoar aos outros?
Quem não consegue amar a si próprio conseguirá amar os outros e a Deus?
E quem nunca tenha sacrificado para si entenderá o que é sacrificar para Deus?
E quem já negligenciou estes 4 primeiros atos para si próprio fará também para Deus e para os outros!
Confira: “E sede cumpridores da Palavra, e não somente ouvintes, enganando-vos com falsos discursos.” Tiago 1.22





0 comentários:

Postar um comentário